quinta-feira, 29 de maio de 2008
Notas da 3AV e outros avisos
Tenho três avisos importantes:
1. As notas da 1AV, 2AV e 3Av já estão no Sistema Sigaa da UFRN. Qualquer problema, mande um email para mim até o dia 05.06.2008, escrevendo o termo "problemas com notas" no campo do assunto do email. No dia 09.06.2008, consolidarei as notas no sistema, de forma que não será mais possível qualquer alteração, a não ser por meio de processo administrativo.
2. O dia 06.06.2008 será reservado para eventual segunda chamada de alguma avaliação ou mesmo para a quarta prova. Isso, claro, para os que perderam alguma das avaliações ou não obtiveram a média necessária para a aprovação direta.
3. As últimas atividades da disciplina consistirão na presença ao I Simpósio Idéia & Mímeses, em especial à conferência "Elementos Estéticos da Antifilosofia", a ser proferida por mim no dia 12.06.2008 às 8h30min no Auditório do DEFIL, no terceiro andar do CCHLA, UFRN (Veja a programação completa do simpósio) e na presença à palestra: "Art Nouveau: Liberação & Supressão" (você sabe o que é Art Nouveau?) no dia 13.06.2008 (sexta-feira), na Sl. 19 do DEART às 8h, que será a última da série de três que estão sendo gentilmente proferidas pelo grande Prof. Eugênio Mariano para o público do DEART.
Um abraço,
Lycurgo
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Palestra: "Romantismo: Repressão e Fuga", com o Prof. Eugênio Mariano
Dado o estrondoso sucesso da palestra do prof. Eugênio Mariano (foto) sobre "Arte no Oriente: Humanismo e Erotismo" (post de divulgação), se tornou imperativo que pedíssemos ao distinto professor que brindasse a turma com algumas de suas idéias sobre o Romantismo (uma de suas áreas de estudo e pesquisa). Assim, sem pestanejar, o prof. Eugênio gentilmente se predispôs a proferir outra palestra no dia 30 de maio de 2008 (sexta-feira), às 8h, na sl. 19 do DEART, desta vez com o título "Romantismo: Repressão e Fuga". Vale a pena conferir.
Abraço,
Lycurgo
terça-feira, 27 de maio de 2008
Aviso: colaboradores para postar no blog
A Manipulação do Signo: A contribuição de Ricardo Wagner
O aluno Ricardo Wagner enviou mais uma montagem, para contribuir com as nossas manipulações dos signos.
A Evolução do Roubo
O Ammer, artista de Natal (e aluno do DEART), me enviou este interessante protesto contra o preço dos combustíveis. Aproveitem e dêem uma olhada nas obras dele na sua página na Internet.
A Manipulação do Signo: A contribuição de Jucélia e Ricardo
Os alunos Jucélia e Ricardo Wagner fizeram esta montagem. Para eles, a inscrição FNRI representa "Friedrich Nietzsche, Rei dos Ateus". Pessoalmente (conforme em favor de que argumento em sala de aula), não acredito que haja uma oposição entre o pensamento nietzschiano e os ensinamentos de Cristo, mesmo porque ambos propugnam a vida afirmativa diante do mundo. É certo que há críticas de Nietzsche quanto ao Cristianismo enquanto instituição, o que é algo bem diferente. Independentemente de tudo isso, eis a contribuição dos referidos alunos, a qual, registre-se, apresenta fortes elementos artísticos, pois traz à tona a reflexão e o pensamento.
domingo, 25 de maio de 2008
Artes Visuais e Publicidade
Pequenos Pássaros
sábado, 24 de maio de 2008
I Simpósio Idéia & Mímeses: entre o poético e o filosófico
De 11 a 13 do próximo mês (junho de 2008), acontecerá na UFRN o "I Simpósio Idéia & Mímeses: entre o poético e o filosófico", em que o prof. Tassos Lycurgo proferirá a seguinte conferência: "Os Elementos Estéticos da Antifilosofia", no dia 12 às 8h30min (obs: horário atualizado). Veja a programação completa aqui. Ademais, é importante lembrar que os alunos da pós-graduação e da graduação dos Departamentos de Filosofia, Letras ou Artes, assim como da Escola de Música, que quiserem submeter Comunicação para apresentação, devem enviar um email para "defil@cchla.ufrn.br" com o respectivo resumo de no máximo 10 linhas até o dia 06 de junho de 2008. O evento é gratuito e emite certificado.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Momento para Refletir: "Os ombros suportam o mundo", de Drummond
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil. E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

quarta-feira, 21 de maio de 2008
A cada dia o seu mal.
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mat 6:34). Desenhos em movimento
Muito interessante este trabalho. Vale a pena conferir.
terça-feira, 20 de maio de 2008
Aviso: haverá aula nesta sexta-feira
segunda-feira, 19 de maio de 2008
A Manipulação do Signo: a contribuição de Rodrigo Freitas (2)
O aluno Rodrigo Freitas me enviou esta sua criação, a qual considerei excelente, mormente para ser usada em campanhas contra o tabagismo. O que acharam? Em 22.05.08, publiquei o seguinte comentário: "Oi Rodrigo, Encontrei a mesma imagem aqui: http://ueba.com.br/hosted_pages/Assorted-Images-20080522 Fiquei surpreso e confuso porque você deu a entender que a criação tinha sido sua. O que houve, afinal? A criação foi sua ou não? Espero a sua resposta".
Rodrigo, então, em 28.05.2008, gentilmente esclareceu (também nos comentários):
"Conforme esclareci por email a criação não foi minha e eu não tive a intenção de fazer acreditar que eu era o autor. Inclusive disse que se não estivesse boa, procuraria outras imagens, posto que não havia entendido que o trabalho era de criação e sim de pesquisa. Mas o importante é ter esclarecido isso. O trabalho é belíssimo e muito criativo, teria muito orgulho se tivesse sido criação minha. Abraço, Rodrigo Freitas".
Como a política do blog é a de não exclusão das postagens e comentários (exceto por motivos gravíssimos, tais como, por exemplo, os de combate ao ilícito ou a eventual agressão contra pessoas), resolvi manter a postagem.
A Manipulação do Signo: a contribuição de Conceição Oliveira
Conceição Oliveira contextualiza o seu trabalho com as segintes palavras: "Consiste em um cartaz publicitário do antigo creme dental kolynos-agora sorriso. A subversão do signo parte primeiro da idéia da precária saúde bucal dos brasileiros, a crítica ao sistema de saúde brasileiro e o bombardeio de propagandas com imagens de dentes líndíssimos e brancos. As grades representam o que a propaganda publicitária faz com o indivíduo. O slogam 'Sorrria, você está sendo filmado!' contextualiza o sentido da propaganda com as câmeras espalhadas em todos lugares."

















