segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Manipulação do Signo: a contribuição de Rodrigo Freitas (2)

O aluno Rodrigo Freitas me enviou esta sua criação, a qual considerei excelente, mormente para ser usada em campanhas contra o tabagismo. O que acharam?
• • •
OBS: esta manipulação da imagem, excepcionalmente, não é da autoria do aluno.
Esclarecimento:

Em 22.05.08, publiquei o seguinte comentário: "Oi Rodrigo, Encontrei a mesma imagem aqui: http://ueba.com.br/hosted_pages/Assorted-Images-20080522 Fiquei surpreso e confuso porque você deu a entender que a criação tinha sido sua. O que houve, afinal? A criação foi sua ou não? Espero a sua resposta".

Rodrigo, então, em 28.05.2008, gentilmente esclareceu (também nos comentários):

"Conforme esclareci por email a criação não foi minha e eu não tive a intenção de fazer acreditar que eu era o autor. Inclusive disse que se não estivesse boa, procuraria outras imagens, posto que não havia entendido que o trabalho era de criação e sim de pesquisa. Mas o importante é ter esclarecido isso. O trabalho é belíssimo e muito criativo, teria muito orgulho se tivesse sido criação minha. Abraço, Rodrigo Freitas".

Como a política do blog é a de não exclusão das postagens e comentários (exceto por motivos gravíssimos, tais como, por exemplo, os de combate ao ilícito ou a eventual agressão contra pessoas), resolvi manter a postagem.

A Manipulação do Signo: a contribuição de Rodrigo Freitas (1)

Estou curioso para ver as sugestões de títulos para este trabalho.

A Manipulação do Signo: a contribuição de Conceição Oliveira

Conceição Oliveira contextualiza o seu trabalho com as segintes palavras: "Consiste em um cartaz publicitário do antigo creme dental kolynos-agora sorriso. A subversão do signo parte primeiro da idéia da precária saúde bucal dos brasileiros, a crítica ao sistema de saúde brasileiro e o bombardeio de propagandas com imagens de dentes líndíssimos e brancos. As grades representam o que a propaganda publicitária faz com o indivíduo. O slogam 'Sorrria, você está sendo filmado!' contextualiza o sentido da propaganda com as câmeras espalhadas em todos lugares."

A Manipulação do Signo: a contribuição de Leandro Garcia

Boa a idéia de Leandro. Achei "Lacrau" especialmente interessante.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A Manipulação do Signo: a contribuição de Diogo Rocha

O aluno Diogo Rocha me enviou a manipulação que fez do desenho do "Homem Vitruviano". Diogo denominou a obra de "Relógio Vitruviano".

Aviso

Caros alunos,
Como sabem, terei de viajar hoje à SP e só voltarei na próxima segunda-feira.
Deixo dois recados:
1) Qualquer dúvida ou problema, podem enviar-me um email que tentarei, nos intervalos dos compromissos que terei por lá, responder o mais rápido possível; e
2) Não se esqueçam de comparecer à palestra do Prof. Eugênio Mariano de título "Arte no Oriente: Humanismo e Erotismo", que certamente será muito proveitosa para a nossa disciplina. Maiores detalhes, na postagem de divulgação.
At.,
Lycurgo

Momento para Relaxar: Até "Le Penseur"...

Humano, demasiadamente humano?

Vigésima Questão: Títulos dos Trabalhos da Oitava Questão

A vigésima questão consiste em se colocarem nos comentários relativos às imagens enviadas pelos colegas (imagens da décima oitava questão) os títulos que pensamos ser apropriados para as referidas imagens. Em outras palavras, nos comentários de cada postagem referente à décima oitava questão, os alunos devem colocar os títulos que acham adequados para aquela imagem. O prazo para esta atividade, ao contrário das demais, começa a contar separadamente para cada imagem a partir da data em que ela foi postada. Para ver apenas as imagens da oitava questão, clique aqui.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Manipulação do Signo: a contribuição de Vanessa Kalindra

A enigmática contribuição das alunas Vanessa Kalindra e Camila Maria

A Manipulação do Signo: a contribuição de André Luiz (1)

O aluno André Luiz me enviou três imagens manipuladas, as quais seguem neste post e nos dois abaixo. Vale a pena conferir.

A Manipulação do Signo: a contribuição de André Luiz (2)

A contribuição do aluno André Luiz (2)

A Manipulação do Signo: a contribuição de André Luiz (3)

A contribuição do aluno André Luiz (3)

Mais uma da série: "A humanidade é tão grande, mas tão pequena..."

Mais uma da série: "A humanidade é tão grande, mas tão pequena..."

Esclarecimentos sobre a Oitava Questão

Em virtude de ter recebido alguns emails com dúvidas sobre a oitava questão, gostaria de tecer os seguintes esclarecimentos:

a) A manipulação pode ser de qualquer signo, não apenas o que está na oitava questão. O que está lá é apenas um exemplo.

b) O trabalho tem de ser da autoria do aluno (ou da dupla).

A Manipulação do Signo: a contribuição de Patrícia Cristina

A aluna Patrícia Cristina criou e me enviou esta interessante imagem.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Palestra: "Arte no Oriente: Humanismo e Erotismo" com o Prof. Eugênio Mariano

Nesta sexta-feira (16.05.2008) às 08h00 na Sala 19 do Departamento de Artes da UFRN ocorrerá uma palestra sobre "Arte no Oriente: Humanismo e Erotismo" com um dos maiores especialistas no assunto da nossa região, o professor da UFRN Eugênio Mariano Fonseca de Medeiros (foto). Depois da palestra, haverá um momento de discussão dos temas, em que serão saboreados alguns chás, pães e patês orientais. É uma oportunidade única para conhecer mais sobre o assunto. Divulguem a palestra com os interessados. As vagas são limitadas. Maiores informações com Cláudia Maldonado, pela manhã no DEART, ou por intermédio deste email.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Momento para Relaxar: A manipulação do signo (ainda dos fósforos).

Neste caso, como se vê, não é o fósforo que é manipulado, mas o desenho da madeira.

domingo, 11 de maio de 2008

Momento para Relaxar: A manipulação do signo.

A manipulação do signo: mais uma idéia visualmente interessante.

Fábrica de Criatividade


Embora eu pense que não há função social da arte, segue acima um vídeo sobre a Fábrica de Criatividade, que representa uma idéia, no mínimo, interessante.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Décima Nona Questão: a subversão na poesia

De acordo com a aula de hoje, diga em que termos a poesia "Tabacaria", de Fernando Pessoa (foto), é esteticamente subversiva?

Momento para Relaxar: a atualização do signo

A Atualização do Signo
(O que a Contemporaneidade não faria à Gioconda?)

Avisos: Notas da 1AV e 2AV no Sistema Sigaa

As notas da 1AV e 2AV já estão no Sistema Sigaa. Qualquer problema, entre em contato por email.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Aviso: atribuição das notas da 1AV e 2AV nesta sexta-feira

Caros alunos,

Nesta sexta-feira (09.05.2008), todos os interessados devem ir a aula, pois lá discutiremos a atribuição das notas da 1AV e da 2AV.

At.,
Lycurgo

A manipulação do signo: a contribuição de Anna Débora e Caroline Michelle

A dupla de alunas Anna Débora e Caroline Michelle me enviou a sua contribuição quanto à décima oitava questão. Para mim, a idéia foi excelente, além de muito bem-humorada. O que acharam?
• • •
PS.: Vale lembrar aos demais que a manipulação pode ser de outros signos, diferentes do exposto na décima oitava questão.
PS2: Para ver a imagem em tamanho maior, é só clicar sobre ela.

A humanidade é tão grande, mas também tão pequena...

Diante desta foto do penhasco Prekestolen, na Noruega, é que vemos que a humanidade é tão grande, mas também tão pequena... Para ver outras fotos fascinantes, clique aqui.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Momento para Relaxar: o sofá

"Relaxe! Você está bem seguro aqui!"

Momento para Refletir: Fantasia de Compensação

O aluno Leandro Garcia enviou-me um link para a obra "Fantasia de Compensação", do artista Rodrigo Braga (v. o site dele, principalmente o texto Dos bastidores de um auto-retrato). R. Braga costura partes de cadáver de um cachorro ao próprio corpo. Leiam a respeito, vejam as fotos e coloquem nos comentários o que vocês pensam a respeito da referida obra?
• • •
Abaixo, segue um texto retirado do site do artista:
"A série Fantasia de compensação foi realizada há quatro anos, utilizando procedimentos que mesclam produção plástica (real) e manipulação digital (virtual), não causando sofrimento e morte ao animal em questão, cujo corpo foi obtido mediante autorização formal (documento por escrito), concedida pelo Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife, visando utilização exclusiva para fins artísticos – tal qual são concedidas autorizações para fins científicos. O animal – que antes esteve em quarentena no aguardo de seus proprietários ou possível interesse de adoção – foi eutanasiado como procedimento padrão e final do processo legal e considerado necessário pelas autoridades sanitárias no controle de doenças transmissíveis a populações urbanas. Portanto, o cão não foi eutanasiado pelo artista, mas pelas autoridades responsáveis. O artista também não teve qualquer influência sobre os procedimentos adotados pelo centro municipal de controle de zoonozes. Ao invés de seguir para a cremação (como todos os outros animais recolhidos nas ruas e submetidos à eutanásia), o cão foi utilizado pelo artista seguindo cuidados higiênicos, legais e éticos. Neste mesmo site, o texto Dos bastidores de um auto-retrato esclarece o processo de realização da obra, ressaltando a relação de respeito que tem o artista em relação às questões éticas problematizadas pela sua obra. "

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Arte e Dominós: a arte cinética de Tim Fort


A Arte Cinética de Tim Fort: Arte das Coisas Simples

Arte e Café: ainda da série "Arte das Coisas Simples"


Arte e Café

Arte e Areia: o trabalho de Ilana Yahav


Veja parte do trabaho de Ilana Yahav, uma artista que desenha em areia sobre uma mesa de vidro usando apenas os próprios dedos.