quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Mensagem Inicial

Estimados alunos e alunas,

1. O nosso curso deste semestre (2008.1) está para iniciar. Por isso, gostaria de lhes dar as boas-vindas ao blog da disciplina Estética Filosófica. Este espaço, juntamente com o site da disciplina (2008.1), servirão de auxílio para que você possa cumprir as exigências desta cadeira. Note que aqui estarão as questões teóricas a serem discutidas, ficando para o site todo o conteúdo burocrático da disciplina, tais como avisos, notas, material para download, plano de aula, etc.
2. Também é importante saber que a sua nota será em grande parte atribuída pela sua participação neste blog, que deve dar-se por meio da postagem de comentários. Por isso, não se acanhe em expor a sua opinião, pois o que mais importa aqui é a sua iniciativa, esforço e vontade de participar.
3. Para começar o curso, saiba que o primeiro texto a ser discutido será um pequeno trecho de "A Filosofia na Época Trágica dos Gregos" e o segundo será "O Problema de Sócrates", ambos de Nietzsche. Depois, para analisar a insuficiência da linguagem (também a artística?!) para tratar de temas filosoficamente relevantes, faremos algumas correlações com o soneto "A Idéia", de Augusto dos Anjos. Como disse, todos os textos estão disponíveis para download na seção "Bibliografia" do site da disciplina.
4. Logo depois do início das aulas, colocarei aqui a primeira questão a ser comentada e debatida por vocês. Por enquanto, é aconselhável que procurem ler os textos mencionados.
5. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário que logo responderei.
Um abraço,
Lycurgo