sábado, 22 de março de 2008

Momento para Refletir: O Verdadeiro Significado da Páscoa

"O termo 'páscoa' deriva da palavra hebraica 'pesah', que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre. Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro, sacrificado para esse fim, não seria visitada pelo anjo. Este passaria 'por cima', e o primogênito que ali morasse seria preservado (Êx 12.1-36). Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa comemorando a saída [o êxodo] - e a forma como saíram - do Egito. A partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Cristo é a nossa Páscoa, e o Seu sangue, o sangue do Cordeiro de Deus, nos lava e purifica de todo pecado (Lc 22.1-20; 1 Co 5.7-8)".
Autor: Airton Evangelista da Costa
• • •
OBS: Se quiser saber mais sobre a interessante história da Páscoa, é só ler as passagens da Bíblia com links no próprio texto.

Momento para Relaxar: Feliz Páscoa!

Caros alunos e navegantes,
Tenham uma feliz Páscoa!!!
• • •
OBS: A idéia da interessante ilustração acima não é minha e também não sei de quem é. Existe uma polêmica a respeito de quem primeiramente a criou, de sorte que, se quiser saber mais a respeito, veja um texto em que se apresenta pelo menos uma versão sobre quem é o autor da figura. Eu fiz apenas colocar a tradução para o português.

Nona Questão de 2008.1

Em posse das informações presentes no texto "A Essência da Grande Arte", responda se a fotografia acima pode ser considerada arte. Em caso positivo, identifique a teoria de acordo com qual você a classificaria como arte. Em caso negativo, diga por que a fotografia não se enquadra em nenhuma das teorias.

Momento para Refletir

Por que todos têm de ser iguais?

sexta-feira, 21 de março de 2008

Oitava Questão de 2008.1

O que se conhece, por si só, parece não possibilitar novos horizontes. Assim, responda se a arte tem algum papel em fazer com que homens-jacaré pulem da água para ver mais longe... Mas será que estão todos dispostos à revolução dos próprios pensamentos?

quinta-feira, 20 de março de 2008

Sétima Questão de 2008.1

Como você interpreta a figura logo acima? Na sua resposta, entre outras questões, enfrente a de se o elemento estético é tão importante para profissões relacionadas com arte como é para o artista.

Sexta Questão de 2008.1

Leia o texto "A Essência da Grande Arte", de autoria do Prof. Claudio Costa (foto) e responda: qual das teorias da arte você considera a mais bem-sucedida? Não se esqueça de argumentativamente expor o porquê da sua escolha.

Semana Santa


Conforme informa o Calendário Acadêmico da UFRN, haverá suspensão das atividades administrativas e acadêmicas desta IES nos dias 20 e 21 de março de 2008 (Semana Santa).

domingo, 16 de março de 2008

O Próximo Texto a Ser Lido

Na próxima aula, acabaremos de estudar o texto “O Problema de Sócrates", cuja finalidade é a de estabelecer a discussão do papel da razão na cultura ocidental e de como ela pode influenciar todas as manifestações humanas na Contemporaneidade, das quais a arte é uma espécie. Posteriormente, passaremos à análise do artigo “A Essência da Grande Arte”, de autoria do Prof. C. F. Costa. Este texto é mais técnico e será usado como pano de fundo para a investigação de se é possível o estabelecimento de uma teoria da arte. Espero que os alunos possam começar a lê-lo, já que seu entendimento é relativamente simples, em razão da grande habilidade com a linguagem que tem o referido autor.
Abs.,
TL