sexta-feira, 9 de maio de 2008

Décima Nona Questão: a subversão na poesia

De acordo com a aula de hoje, diga em que termos a poesia "Tabacaria", de Fernando Pessoa (foto), é esteticamente subversiva?

Momento para Relaxar: a atualização do signo

A Atualização do Signo
(O que a Contemporaneidade não faria à Gioconda?)

Avisos: Notas da 1AV e 2AV no Sistema Sigaa

As notas da 1AV e 2AV já estão no Sistema Sigaa. Qualquer problema, entre em contato por email.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Aviso: atribuição das notas da 1AV e 2AV nesta sexta-feira

Caros alunos,

Nesta sexta-feira (09.05.2008), todos os interessados devem ir a aula, pois lá discutiremos a atribuição das notas da 1AV e da 2AV.

At.,
Lycurgo

A manipulação do signo: a contribuição de Anna Débora e Caroline Michelle

A dupla de alunas Anna Débora e Caroline Michelle me enviou a sua contribuição quanto à décima oitava questão. Para mim, a idéia foi excelente, além de muito bem-humorada. O que acharam?
• • •
PS.: Vale lembrar aos demais que a manipulação pode ser de outros signos, diferentes do exposto na décima oitava questão.
PS2: Para ver a imagem em tamanho maior, é só clicar sobre ela.

A humanidade é tão grande, mas também tão pequena...

Diante desta foto do penhasco Prekestolen, na Noruega, é que vemos que a humanidade é tão grande, mas também tão pequena... Para ver outras fotos fascinantes, clique aqui.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Momento para Relaxar: o sofá

"Relaxe! Você está bem seguro aqui!"

Momento para Refletir: Fantasia de Compensação

O aluno Leandro Garcia enviou-me um link para a obra "Fantasia de Compensação", do artista Rodrigo Braga (v. o site dele, principalmente o texto Dos bastidores de um auto-retrato). R. Braga costura partes de cadáver de um cachorro ao próprio corpo. Leiam a respeito, vejam as fotos e coloquem nos comentários o que vocês pensam a respeito da referida obra?
• • •
Abaixo, segue um texto retirado do site do artista:
"A série Fantasia de compensação foi realizada há quatro anos, utilizando procedimentos que mesclam produção plástica (real) e manipulação digital (virtual), não causando sofrimento e morte ao animal em questão, cujo corpo foi obtido mediante autorização formal (documento por escrito), concedida pelo Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife, visando utilização exclusiva para fins artísticos – tal qual são concedidas autorizações para fins científicos. O animal – que antes esteve em quarentena no aguardo de seus proprietários ou possível interesse de adoção – foi eutanasiado como procedimento padrão e final do processo legal e considerado necessário pelas autoridades sanitárias no controle de doenças transmissíveis a populações urbanas. Portanto, o cão não foi eutanasiado pelo artista, mas pelas autoridades responsáveis. O artista também não teve qualquer influência sobre os procedimentos adotados pelo centro municipal de controle de zoonozes. Ao invés de seguir para a cremação (como todos os outros animais recolhidos nas ruas e submetidos à eutanásia), o cão foi utilizado pelo artista seguindo cuidados higiênicos, legais e éticos. Neste mesmo site, o texto Dos bastidores de um auto-retrato esclarece o processo de realização da obra, ressaltando a relação de respeito que tem o artista em relação às questões éticas problematizadas pela sua obra. "

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Arte e Dominós: a arte cinética de Tim Fort


A Arte Cinética de Tim Fort: Arte das Coisas Simples

Arte e Café: ainda da série "Arte das Coisas Simples"


Arte e Café

Arte e Areia: o trabalho de Ilana Yahav


Veja parte do trabaho de Ilana Yahav, uma artista que desenha em areia sobre uma mesa de vidro usando apenas os próprios dedos.

Momento para Refletir: ainda sobre o amor

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor."

(Bíblia, I Coríntios 13:1-13)

domingo, 4 de maio de 2008

Momento para Relaxar: a mala direta

"Acho que estamos na mala direta".