sábado, 31 de maio de 2008

Defeito nas leis da gravidade

"Encontrei um defeito para reportar.
Qual é mesmo o número de Deus?"

Com Einstein, ninguém discute...

Dear Dr. Einstein,
thank you for your support.
Yours,
Blog EsteticaFilosofica

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Aviso: novos autores no blog

Caros Internautas,
Gostaria de informar a todos que o Blog, a partir de hoje, passa a contar no seu corpo de autores com André Luiz, Leandro Garcia e Edson Lima, dois estudiosos da arte, além da Prof.ª Dr.ª Nivaldete Ferreira, grande pessoa, além de grande poeta. É uma honra poder tê-los no nosso time.
Sinceramente,
Lycurgo

quinta-feira, 29 de maio de 2008

One Froggy Evening

Segue acima o "One Froggy Evening", a obra-prima de todo os desenhos animados, pelo menos na minha opinião. O que acham?

Arte Visual e Informática

A conjunção de inúmeras variáveis leva a um cenário desafiador: o artista visual (assim todos os demais profissionais) tem de ser multifuncional, sendo capaz de exercer o que no passado era realizado por profissões independentes, como a do programador, a do editor, a do desenhista, etc. Por tudo isso, a arte, de modo geral, e as visuais, especificamente, não podem prescindir da tecnologia, notadamente da informática, pois esta é a ferramenta por excelência da Contemporaneidade. Veja, acima, um exemplo disso.
Abraço,
Lycurgo

Cores e mais cores


Eis um site estritamente visual, no sentido de que coloca as cores como protagonistas da narrativa... Bem, por falar nisso, vocês poderiam dizer que histórias (narrativas) combinariam com o referido site?

Notas da 3AV e outros avisos

Caros alunos,

Tenho três avisos importantes:

1. As notas da 1AV, 2AV e 3Av já estão no Sistema Sigaa da UFRN. Qualquer problema, mande um email para mim até o dia 05.06.2008, escrevendo o termo "problemas com notas" no campo do assunto do email. No dia 09.06.2008, consolidarei as notas no sistema, de forma que não será mais possível qualquer alteração, a não ser por meio de processo administrativo.

2. O dia 06.06.2008 será reservado para eventual segunda chamada de alguma avaliação ou mesmo para a quarta prova. Isso, claro, para os que perderam alguma das avaliações ou não obtiveram a média necessária para a aprovação direta.

3. As últimas atividades da disciplina consistirão na presença ao I Simpósio Idéia & Mímeses, em especial à conferência "Elementos Estéticos da Antifilosofia", a ser proferida por mim no dia 12.06.2008 às 8h30min no Auditório do DEFIL, no terceiro andar do CCHLA, UFRN (Veja a programação completa do simpósio) e na presença à palestra: "Art Nouveau: Liberação & Supressão" (você sabe o que é Art Nouveau?) no dia 13.06.2008 (sexta-feira), na Sl. 19 do DEART às 8h, que será a última da série de três que estão sendo gentilmente proferidas pelo grande Prof. Eugênio Mariano para o público do DEART.

Um abraço,
Lycurgo

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Palestra: "Romantismo: Repressão e Fuga", com o Prof. Eugênio Mariano

Dado o estrondoso sucesso da palestra do prof. Eugênio Mariano (foto) sobre "Arte no Oriente: Humanismo e Erotismo" (post de divulgação), se tornou imperativo que pedíssemos ao distinto professor que brindasse a turma com algumas de suas idéias sobre o Romantismo (uma de suas áreas de estudo e pesquisa). Assim, sem pestanejar, o prof. Eugênio gentilmente se predispôs a proferir outra palestra no dia 30 de maio de 2008 (sexta-feira), às 8h, na sl. 19 do DEART, desta vez com o título "Romantismo: Repressão e Fuga". Vale a pena conferir.

Abraço,

Lycurgo

terça-feira, 27 de maio de 2008

Aviso: colaboradores para postar no blog

Os alunos que quiserem ser colaboradores do blog, podendo publicar postagens diretamente nele, mandem um email para mim que autorizarei o acesso. A idéia é que mesmo depois do término da disciplina, este blog continue sendo um espaço de discussão e debate sobre temas interessantes e polêmicos de uma forma ou outra relacionados ao mundo da arte.

A Manipulação do Signo: A contribuição de Ricardo Wagner

O aluno Ricardo Wagner enviou mais uma montagem, para contribuir com as nossas manipulações dos signos.

A Evolução do Roubo

O Ammer, artista de Natal (e aluno do DEART), me enviou este interessante protesto contra o preço dos combustíveis. Aproveitem e dêem uma olhada nas obras dele na sua página na Internet.

Propaganda politicamente (in)correta?

Na opinião de vocês, o comercial acima é politicamente incorreto? Bem-humorado, certamente o é.

A Manipulação do Signo: A contribuição de Jucélia e Ricardo

Os alunos Jucélia e Ricardo Wagner fizeram esta montagem. Para eles, a inscrição FNRI representa "Friedrich Nietzsche, Rei dos Ateus". Pessoalmente (conforme em favor de que argumento em sala de aula), não acredito que haja uma oposição entre o pensamento nietzschiano e os ensinamentos de Cristo, mesmo porque ambos propugnam a vida afirmativa diante do mundo. É certo que há críticas de Nietzsche quanto ao Cristianismo enquanto instituição, o que é algo bem diferente. Independentemente de tudo isso, eis a contribuição dos referidos alunos, a qual, registre-se, apresenta fortes elementos artísticos, pois traz à tona a reflexão e o pensamento.

domingo, 25 de maio de 2008

Artes Visuais e Publicidade

As artes visuais e a publicidade sempre andaram juntas. Clique aqui e veja uma coleção de grandes momentos da propaganda visual.

Pequenos Pássaros

Vários artistas foram convidados para desenhar pequenos pássaros da forma que quisessem. O resultado, você vê no The Little Bird Project. Interessante.