terça-feira, 27 de maio de 2008

A Manipulação do Signo: A contribuição de Jucélia e Ricardo

Os alunos Jucélia e Ricardo Wagner fizeram esta montagem. Para eles, a inscrição FNRI representa "Friedrich Nietzsche, Rei dos Ateus". Pessoalmente (conforme em favor de que argumento em sala de aula), não acredito que haja uma oposição entre o pensamento nietzschiano e os ensinamentos de Cristo, mesmo porque ambos propugnam a vida afirmativa diante do mundo. É certo que há críticas de Nietzsche quanto ao Cristianismo enquanto instituição, o que é algo bem diferente. Independentemente de tudo isso, eis a contribuição dos referidos alunos, a qual, registre-se, apresenta fortes elementos artísticos, pois traz à tona a reflexão e o pensamento.

11 comentários:

Anônimo disse...

A morte do Super-Homem.

Ricardo Wagner de Araujo

Anônimo disse...

Nietzsche Está Morto

felipe cabral de araújo fagundes
200505539

Anônimo disse...

A re-configuração do Super-Homem.

Jucélia Maria Emerenciano Rodrigues
Matrícula 20007811

Anônimo disse...

Realmente: deus está morto!

Ricardo Wagner de Araújo 200710893

Anônimo disse...

Anna Débora Cosme da silva
200606158

"A cruz de Nietzsche"

Edson Lima disse...

Tudo está consumado.

Edson Lima
200606239

Anônimo disse...

título: "Oh my Nietzsche!"

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES BEZERRA
MAT. 200717405

Anônimo disse...

Título: "Amém"

Diogo 200505006

Anônimo disse...

" Calvário "

Camila Maria Grazielle Freitas
200717430

Tassos Lycurgo disse...

"Ecce Homo"
Obs: "Ecce Homo são as palavras que Pôncio Pilatos teria dito ao apresentar Jesus Cristo aos judeus de acordo com o evangelho. Em Latim, a frase significa "Eis o homem". Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecce_Homo"

Além disso,

"Ecce Homo é uma das obras mais controvertidas de Nietzsche, publicada em meio ao agravamento de sua doença e transtorno mental.

A intenção de Nietzsche ao deixar esta última obra, pelas suas próprias palavras, era de não ser confundido ou mal compreendido. Tinha receio de ser 'santificado' ou idolatrado e, por isso mesmo, deixou claro que não era nem santo (cita-se: 'Eu sou um aprendiz do filósofo Dionísio, e faço gosto de ser tomado antes como sátiro do que um santo.') e que não desejava ser imitado e sim ser tomado como modelo (como já citado em A Gaia Ciência).

Neste livro ele não economiza palavras para citar grandes autores (muito ou pouco conhecidos). Explica o momento da vida no qual publicou cada uma de suas obras, dando, inclusive, em alguns casos, uma sinopse dos escritos.

Elogia, inclusive, aquela que considera como obra máxima, não apenas sua, mas de toda humanidade: Assim Falou Zaratustra. Antes de sua profunda enfermidade, fez questão de saber que seu livro havia sido publicado e traduzido."

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecce_Homo_%28livro%29

carla souza disse...

Carla Souza 200610619

Titulo: Cristo ao foi o unico a lutar por seus ideais.