quinta-feira, 13 de março de 2008

Quinta Questão de 2008.1


Com base no texto de Nietzsche intitulado “O Problema de Sócrates” (lido e discutido nas aulas), assim como em suas reflexões, responda:

• • •

Em que sentido Sócrates poderia ser considerado um antiesteta?

• • •


Um abraço,
Lycurgo

31 comentários:

Anônimo disse...

Partindo da premissa que a lei do socratismo estético diz: “Tudo deve ser inteligível para ser belo”, o que implica em pensar: “só o sabedor é virtuoso”, Assim, como um ser antiestético implica por excelência a quebra dessa contemplação.
Dessa forma, se pode dizer que o homem passa a ser, a medida de todas as coisas, e estas coisas são antropomorfizadas pelo mundo, igualmente a forma de pensar da ciência. Assim, Nietzsche vê a transformação provocada por Sócrates como um enfraquecimento da vida e a busca da produção da individualidade, de “cada indivíduo passa a levar em conta a sua felicidade”. Dessa forma, Nietzsche, vê o legado deixado por Sócrates é pensar que a vida necessita urgentemente de ser corrigida, de tal forma que a dor e o sofrimento não precisassem ser mais tragicamente suportados já que podemos eliminá-los a partir da razão, a partir do conhecimento. A existência precisaria ser corrigida para não mais sofrermos, e nesse circulo haveria a ruptura da contemplação – um antiesteta, que chega ao plano da subjetividade.
Mas, a partir da reflexão sobre a origem da tragédia levou Nietzsche a repensar a vida a partir de fenômenos estéticos. Dado ao fato de que, é na estética que relaciona a história e o próprio conhecer a partir da negação da totalidade e a procura por outros modos distintos de percepção visando a ruptura da pretensa verdade absoluta, com a divisão sujeito-objeto, com o raciocínio puramente dedutivo e a idéia de sistema. Portanto, o sentido da vida e sua verdade manifestam-se, portanto, essencialmente na forma estética. A partir de Sócrates e Platão o mundo natural passa a ser visto como algo negativo, ele é um “falso” ser, reflete o mundo sensível, mundo dos fenômenos e do devir, ao qual se opõe um outro mundo que deve ser alcançado pelo mundo inteligível, das essências, e do Ser. Esse caminho estabelecido ao encontro dessa verdade se dar mediante contemplação dos modelos ideais do mundo supra-sensível, alcançados através dos diálogos socrático-platônicos. Neste passo, o que está em jogo é sempre a pergunta pelo “ser” das coisas. O que é o belo? O que é a justiça? E assim a vida se manifesta plena, porém de nada valia, para eles, logo, precisava ser reinventada pela razão. Para tal, argumento Sócrates, lembra Nietzsche, antes de morrer disse: “viver significa a muito estar doente” (O Problema de Sócrates, § 1).
Interpretação: o corpo era governado pelo caos e a maneira como lidamos com ele denunciará saúde ou doença. Assim, o homem doente pode se mostrar mais “são” do que um homem com “saúde”. Na doença pode perceber aspectos da vida que a “saúde” mascara. Daí chega à conclusão de que Nietzsche interpreta que Sócrates é um antiesteta. E como a Historia da Humanidade oscila entre pólos de saúde e decadência. A vida sempre buscará a superação, porém, em muitos momentos, esta superação revela declínio de forças da própria vida em função da avaliação feita, pelos homens, a respeito do que consistia viver.

Jucélia Maria Emerenciano
Rodrigues
Matrícula 200007811

Yuri disse...

No sentido nietzscheano, obviamente.




Ok, ok, brincadeira. Falando sério, agora:
Sócrates, graças à sua perspectiva racional e, segundo Nietzsche, doente, relega a vida a um segundo plano, inferior. Para Sócrates, sofrer não é necessário quando se pode dominar os instintos humanos. A angústia que Sócrates queria curar era a que os instintos causam ao se chocarem uns contra os outros (O Problema de Sócrates, § 9). O impulso, ao encontrar uma barreira para a sua realização, provoca sofrimento. Mas é justamente aí que Sócrates produz um "mal-entendido" (O Problema de Sócrates, § 11). Controlar os impulsos não os impede de existir e aí aparece o cerne de outra doença, a negação da vida.
Sócrates, dessa forma, relega o conhecimento sensitivo (que seria a área da estética) a uma posição inferior na escala de valores pelos quais se guiar. O racional e comedido vem antes do sensível e instintivo. Dessa forma, Sócrates pode ser considerado um antiesteta veemente e um defensor da vida "luminosa, fria, precavida, consciente, sem instinto". E doente.

Anônimo disse...

Anna Débora Cosme da Silva
200606158

Esteta - pessoa que aprecia e pratica o belo como valor essencial/crítico, escritor que se dedica ao estudo da estética ->dicionário eletrônico.

Tendo como base essa definição, sócrates poderia ser considerado um antiesteta na medida em que ele valorizava a razão (para ele a razão levaria a uma vida feliz) e uma vida racional não pratica o belo como valor essencial.
Bom, a razão não é utilitária na arte, ela não ajuda a compreender e muito menos a ver o belo e se ela não faz isso não pode ser usada no estudo da estética. Até mesmo porque para estudar o belo é necessário usar a parte sensível, as emoções, são elas que vão dizer o que é belo e a razão não mexe com a parte sensível.
Sendo assim, sócrates também não poderia estudar a estética, ele estudaria qualquer outra coisa, menos o belo. Isso é o que o considera um antiesteta: a razão!

Edson Lima disse...

Segundo o Aurélio, esteta é a “pessoa que adota uma atitude exclusiva e requintada com relação à arte e à vida, colocando os valores estéticos acima de todos os outros”. O antiesteta por tabela, seria a pessoa que não valoriza essas virtudes. Sendo Sócrates destituído de beleza física, seria naturalmente um antiesteta. Vejo ainda outro sentido. Já foi dito que Sócrates não tinha uma vida esteticamente apreciável (bela) Pessimista, decadente, entre outros adjetivos, resolveu vingar-se da sociedade helênica através da tirania do pensamento racional. A equação defendida por ele, razão=virtude=felicidade, afirma que só se chega à felicidade através de uma vida clara, bem planejada, equilibrada, em suma, racional. Não se pode valorizar a intuição pois isso é um perigo. Ora, se Sócrates defendia o racionalismo ao extremo, então seria antiesteta já que, para se ter uma vida esteticamente apreciável seria preciso se livrar da ditadura do racional valorizando, na medida do possível, a liberdade no pensar e no agir.

Edson Lima
200606239

Anônimo disse...

Não sei se por agir com racionalidade, tinha a razão como motivadora do agir, como senhora da sua vida, como comportamento, .Sócrates tenha acreditado que a vida não tinha valor, não valeria a pena viver. Mas como avaliar o valor da vida se a mesma não pode ser avaliada?. Não seria por ser pobre, e a filosofia ser a ciência da aristocracia que Nietzsche considerava Sócrates um antiesteta? Por seu domínio, não tanto pela sua própria imagem, que não era belo, onde ser belo é uma afirmação da vida. A sua figura muito feia era contra todos os princípios de beleza grega. Acredito que o problema passa pela supervalorização da razão. Será que sua racionalidade não foi necessária para que pudessem notá-lo, pois pelos padrões de beleza não seria aceito?
Para Nietzsche, a razão significava a perda da individualização, sua motivação, sua vontade. Não tinha necessidade de clareza de tudo, não importava o objetivo, mas sim o prazer de se tentar, no caminho a ser percorrido. Ele era contra tudo que Sócrates acreditava e defendia. Contrariamente, Sócrates tinha um objetivo.
200606360 – Vera Lúcia das Chagas Faustino Alves

Tassos Lycurgo disse...

Até agora, as colocações têm sido muito boas, sem exceção. Estou vendo o progresso de todos vocês na tarefa de pensar um assunto e colocar as idéias em palavras. Isso é realmente gratificante.
Sinceramente,
TL

L.A.G. disse...

Antiesteta como meus amigos do curso de artes visuais fiz o mesmo ao ler a pergunta e fui ao dicionario procurar o significado.
Nietzche tinha seus problemas pessoais com Sócrates, falta de afinidade lógica ou algo do gênero e decidiu defamar essa pobre alma que não estava mais entre os presentes para se defender.
Talvez Sócrates seja um antiesteta por não ser belo, ou por ter sua opinião contrária a de Nietzche. Compreendemos que não é preciso "entender" o Belo para assim chamá-lo, não há regras para o que é belo e aí começou, é claro, a discussão do que, afinal, seria beleza, o que poderia ser considerado como tal. A beleza esta nos olhos de quem vê.
A arte sente-se, flui-se, critica-se, teoriza-se, julga-se, mas não se regulamenta, não se mecaniza, não se estipula, não se generaliza.

LEANDRO ALVES GARCIA
200606310

Anônimo disse...

Aí vai meu comentário

Apesar de Nietzche afirmar que Sócrates concebia a vida como algo melancólico, penso que ele não pode ser considerado um antiesteta, antes, (em minhas reflexões) pude denominá-lo como um esteta. Sócrates tinha uma atitude exclusiva e requintada com relação à arte e à vida, pois ele pensava que arte seria buscar o que há de mais agradável, traduzindo em gestos a verdadeira beleza da alma.

Conceição Oliveira
Matr. 200606204

Carla Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Souza disse...

Socrates era considerado antiesteta pois agia racionamente, e para se aprofundar na estetica, no estudo do que é belo é preciso ser sensitivo.
Para ele tudo era logic; Razão = virtude = felicidade.
Posso assim dizer que Socrates era antiesteta, pois não era capaz de analisar a arte de maneira emocional.

Carla de Souza 200610619

Anônimo disse...

Camilo de Lelis M Nascimento
Mat. 200710729

Para responder a essa questão, tomarei emprestado o conceito aureliano da palavra esteta, o qual reproduzo aqui in verbis: “pessoa que adota uma atitude exclusiva e requintada com relação à vida, colocando os valores estéticos acima de todos os outros.” Dito isto, e de acordo com a leitura do texto nietzschiano “O problema de Sócrates”, podemos afirmar, não sem razão, que este filósofo grego era um antiesteta na medida em que colocou como valor supremo de sua existência – a ponto de morrer por isso – a razão humana, não somente como elemento capaz de conhecer o mundo, mas de reger as nossas ações. Dessa forma, colocou de lado a apreciação estética da vida e lançou as bases de uma equação que chegava a igualar razão, virtude e felicidade.
O texto de Nietzsche deixa claro que Sócrates foi uma pessoa um tanto pessimista diante da vida. Sua atitude de questionar e de refutar os conceitos mais arraigados dos homens de seu tempo, levou-o a um enfastiamento da vida, pois para ele, o que não podia ser abarcado pela razão não merecia a sua contemplação e admiração. Assim, entrou em cena, no mundo ocidental, a racionalidade como senhora do agir humano de tal forma que, aquilo que foge de um arcabouço lógico e bem tecido, não é digno de aceitação. Foi exatamente o que aconteceu com São Paulo ao chegar a Atenas para anunciar o evangelho. No início, utilizando-se de um linguajar estritamente lógico e racional, foi ganhando público. As pessoas – muitas – reuniram-se em torno dele para o escutar. Porém, quando falou da ressurreição de Jesus, os atenienses foram embora deixando-o sozinho. Apenas alguns aceitaram sua palavra.
Certamente, os cidadãos de Atenas já estavam contaminados com essa superfetação do lógico, de modo que, quando Paulo saiu da argumentação racional e passou para um plano diverso, as pessoas não o acompanharam. E não acompanham até hoje.
Dessa forma, concluímos que Sócrates, diante da vida, foi um antiesteta, um anti-belo (literalmente), uma pessoa para quem a razão era a senhora soberana do existir.

Anônimo disse...

Antes de tudo Sócrates privilegiava a razão. Os gregos, por sua vez, valorizavam sobremaneira a estética, a beleza física, o que é facilmente comprovado através das obras e ruínas que nos chegaram até o presente, e do culto ao corpo perfeito, que deu início inclusive às Olimpíadas. Sócrates era feio, fora dos padrões da época e talvez se ressentisse disso e, por ser um pensador magistral, investiu seu pensamento na valorização do que era oposto à realidade que vivia. Neste sentido ele pode ser considerado um anti-esteta, embora, a meu ver, ele acabasse privilegiando um outro tipo de estética que não foi muito bem compreendida.

Isis de Castro.
200610651

Anônimo disse...

O esteta vê na arte uma forma de expressão subjetiva na qual afetaria diretamente as emoções e transcenderia para um plano metafísico qualquer tentativa de explicá-la. Partindo dessa premissa Sócrates poderia ser considerado um antiesteta pela racionalização do humano e no que condiz a este. Ele cria a equação razão = virtude = felicidade, tornando os homens presos a uma conduta racional de vivencia. De certa forma a racionalização do pensamento ou agir faz com que o ser humano perca sua individualidade, já que começa a se comportar de maneira igual a todos. Nietzsche exemplificou o pensamento de Sócrates considerando-o analogamente a uma luz diurna, o ser humano por sua vez precisaria estar na luz para se manter saudável e que qualquer concessão ao subconsciente conduz para baixo, para uma forma impura de viver, que não condiz com a sociedade grega vigente. A valorização do racional em detrimento do subconsciente quebra com o que a arte nos proporciona; a subjetivação do pensar, tão essencial para nos distinguirmos enquanto sujeitos.

Camila Maria Grazielle Freitas
200717430

Anônimo disse...

Alex Fontes
200606140

Nem é preciso ir tão fundo (apesar de eu ter mergulhado na questão) para se chegar a uma posição.

A equação 'Razão = virtude = felicidade' pregada por Sócrates nos leva ao pensamento que então se consolidou: quem pensa, é virtuoso e, portanto, feliz. Essa é a "lógica". A coisa (qualquer, não só em arte) não precisa ficar legal, bonita, basta funcionar, ter resultados, ser razoável.

E isso é ser antiesteta de carteirinha...

Anônimo disse...

Rodrigo de Paula Pessoa Freitas
mat 200710907
Pergunta bastante polêmica...
Sócrates procurava, através de perguntas lógicas e pertinentes, bem como através de respostas honestas e sinceras, investigar acerca de conceitos que damos por conhecidos e pré-concebidos. Com sua metodologia, acabava demonstrando que não sabemos coisas que pensávamos saber. Talvez, neste sentido, ele seja um antiesteta. No texto discutido, fica claro que Sócrates é racionalista e que incentiva o controle dos instintos e sentimentos. Somos animais que pensam e se não o fizermos, não restará muita diferença entre um homem e um leão, um cachorro ou um macaco. O que nos diferencia é justamente esta capacidade de se controlar ao ver um exemplar do sexo oposto que nos agrada, ou de se controlar quando temos raiva para nao sair destribuindo pancadas. Lógicos que não conseguimos ser completamente frios, ou seja, completamente racionais, posto que também possuímos este turbilhão de instintos e sentimentos que afloram a todo instante. Assumí-los e tentar controla-los não seria, na minha opinião, ser antiesteta, muito pelo contrário.

Anônimo disse...

Segundo o texto de Nietzsche, Sócrates pode sim ser considerado um antiesteta.Ele valorizava a razão e combatia os instintos...Como fazer uma apreciação estética sem se valer das impressões obtidas pelos sentimentos?

CAROLINE MICHELLE FIGUEIREDO PEREIRA
200606174

Anônimo disse...

VANESSA KALINDRA LABRE DE OLIVEIRA
MAT:200717600

O sentido que analiso para tal analogia seria o fato de que Sócrates assume uma posição puramente racional, ou seja, o indivíduo para alcançar a felicidade através da virtude teria que assim fazê-lo transportando-se ao racionalismo, compreendendo-o assim como um antiesteta por romper a barreira da subjetividade, sendo esta, teoricamente, a única via estética na qual a arte se sustenta e se assume. A subjetividade e os campos simbólicos referentes às multiplicidades que a sensibilidade e o instintivo possuem e possibilitam eram, para Sócrates, de valores imensamente inferiores e não deveriam sobrepor ao racional, tendo que ser controlada ou amenizado o quanto possível seus efeitos frente aos indivíduos.
É claro que tal posicionamento é fruto também do próprio contexto no qual Sócrates estava inserido. Os gregos associavam a verdade à beleza, logo a estética como oriunda da gentileza do olhar, da subjetividade aflorada, e sendo Sócrates um homem feio, e não se prenda aqui apenas à superfície do termo, o filósofo encontra na racionalidade o contra-peso às suas inquietações.
Partindo dos pressupostos aqui discorridos é possível sim considerá-lo antiesteta devido sua via de racionalidade para com a arte em detrimento do campo subjetivo e suas caracterizações.

Anônimo disse...

Nietzsche, questiona a possível existência de Sócrates, tendo como base a aparência física do mesmo. Os gregos, cujo ideal de beleza era muito forte, considerando Sócrates um monstro e alguem que escondia em si, todos os vícios e desejos ruins. Não só por isso, Sócrates, tenha sido considerado um antiesteta, com ele inaugura-se na Grécia, algo que Nietzsche vai chamar de a arma mais mortal inventada pelo homem, tal arma, desperta interesse nos helenos, desde os mais pacíficos até os mais bélicos, porém tal invenção é em si como diz o autor do texto, um veneno, pois mata qualquer traço de subjetividade que ainda exisitia nos homens, tala arma é a dialetica. Com o nascimento da dialética, concebe-se a racionalidade, que por si vai corroendo a estrutura de algo que até então era puramente sensitivo, que é arte, com base nisso começa-se com Aristóteles a se fundamentar no campo da poesia e do teatro o estudo de seus elementos, o que antes era feito de modo sensitivo, passa a ser estudado analisado, referenciado. Nesse sentido é que eu acho que Sócrates pode ser considerado um antiesteta.

Anônimo disse...

o comentário acima é de autoria do aluno

Felipe Cabral de Araújo Fagundes

200505539

Anônimo disse...

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES BEZERRA
MAT: 200717405


Sócrates postula uma racionalidade que deve ser tomada como via de controle dos impulsos, classificando numa escala de valores a Razão como elemento governante e mediador das atitudes humanas o que desfere contra os impulsos uma medida de controle preventiva que conduz a uma vida opaca dos desejos reais que deveriam guiá-la.Sócrates é tratado por Nietzsche como um homem feio não só fisionomicamente, mas também em espírito, um homem capaz de propor uma retórica covarde e rasa. Desta forma além de negar o ato de viver, tal qual os instintos propõem, Sócrates é descrito como um sujeito feio no corpo e, conseqüentemente pela cultura grega, em espírito. A cultura helênica postula o Belo como o referencial ideal e divinizante do bem, da verdade e da vida, e nesta perspectiva Sócrates deliberadamente através de sua retórica, da Razão e da sua figura é um antiesteta condenando num só golpe a vida, o desejo, o conhecimento e os nossos olhos com esta estátua que pode (para quem o puder conseguir) estar próximo do sublime, mas do Belo?!

Anônimo disse...

Podemos dizer que Sócrates é um antiesteta sim, pois para ele é pela razão que se atinge a felicidade, não existindo nenhum outro meio de se chegar à mesma. Desse modo, Sócrates vive uma vida onde tudo se baseia na razão não abrindo uma margem para o belo, esse o fator base da arte.
Apreciando apenas a razão, não dando valor para o fator estético, fica difícil compreender e “ver” a arte. Como muitos já disseram a razão não gera tamanha influência na arte que faça dela algo relevante, já que arte é a manifestação de sentidos.
Arte é a atividade humana que esta ligada a manifestações de ordem estética onde estão envolvidos a beleza, o equilibrio, a harmonia, a revolta, a inconstancia e etc. É conplexa assim como quem a faz, ela é feita com a intenção de estimular os sentidos, assim como transmitir emoções e/ou ideias.
Sócrates dando valor apenas a razão não só esquece do belo como esquece da emoção, figura muito presente na arte. Assim, podemos afirmar q ele era sim um antiesteta.
Diogo 200505006

Anônimo disse...

Segundo o texto, na dialética socrática (instrumento que os "fracos" utilizam, embora admirado pelos "fortes" pelo seu poder extremamente belicoso)a razão assenhorou-se do agir humano, trazendo como conseqüência principal a perda da subjetividade dos indivíduos, tornando-os todos iguais. Nesse sentido, Sócrates seria um antiesteta.
Ricardo Wagner de Araújo 200710893

Unknown disse...

Socrátes era da plebe e não era bonito. Pode ser considerado antiesteta porque encontrou na razão um meio para afastar a estética da vida.Trouxe a dialética socrática como uma nova forma de lutar contra a decadência que a guerra trazia aos helenos. Ser racional parecia ser o último remédio na reflexão grega.
Ele pode ser considerado antiesteta porque se utilizou de práticas contra o belo.

Unknown disse...

ANDREIA SILVA DE MELO
200610597

Anônimo disse...

Segundo Nietzsche,Sócrates e Platão teriam sido a alavanca que que impulsionou o declínio e a decomposição grega.Assim como os grandes pensadores,Sócrates tinha uma abordagem negativa relacionada à vida com a idéia de que a mesma nada valia.Sócrates se viu diante de um dilema onde,através da análize de uma expressão por ele ministrada,e capaz de se tocar no coração e no ponto central da tendência sócrática.Expressão esta que seria "apenas por insitnto",a mesma surgiu por meio de uma de suas observações acerca de seus contemporâneos da elite onde,com espanto,reconheceu que todos não possuiam uma compreensão certa e segura nem sequer de suas profissões e seguiam-nas apenas por instinto.A partir daí o socratismo passa a condenar tanto a arte quanto a estética vigentes,Sócrates se depara com a falta de comprensão e o poder da ilusão surgindo daí a detestabilidade do existente.
Ao meu ver,apesar de ir de encontro com Nietzsche,Sócrates pode não ter sido um antiesteta digamos "gratuitamente" porém contribuiu para o antiesteticismo cristão.
Thais Henrique Ferreira
Matrícula-200611062

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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