quinta-feira, 6 de março de 2008

Momento para Refletir: Feitos de Poesia

Há homens feitos de letras, palavras e poesias...
Alguém sabe para que tudo isso?

7 comentários:

Anônimo disse...

Jucelia

Porque nós seres humanos somos individuais, único, uma vez que o nosso DNA vem já com caracteristicas predominantes inerentes para cada um de nós. è onde está codificada o segredo da nosse vida.Por isso, uns são poetas, outros músicos, artistas, médicos....

Jucélia Maria

Anônimo disse...

é simplesmente a auto-afirmação do indivíduo... o homem massificado afirmando a sua individualidade.


Daniel E. S. Muller

Anônimo disse...

Há homens feitos de letras, palavras e poesias...Alguém sabe para que tudo isso?
Talvez porque o homem não perdeu a esperança de que um dia possa ser decifrado. E, lembrando-me de C. Lispector: "Aquilo que eu não sei é a minha melhor parte".
Ricardo Wagner

Edson Lima disse...

Se a poesia não mostra o que é mais importante ou mais belo, segundo o professor Lycurgo, então, homens feitos de poesia existem como uma espécie de esperança, como uma espécie de luz no fim do túnel, um aviso a humanidade de que precisamos de pessoas melhores, de uma humanidade melhor.

Edson Lima
200606239

Tassos Lycurgo disse...

Oi Edson,
Apenas uma pequena correção quanto ao que penso: para mim, a poesia pode sim mostrar o que é belo e importante, o que ela não consegue é dizê-lo, pois as coisas realmente importantes são indizíveis. É por isso que o que a poesia quer dizer (e não consegue) não está no texto escrito, mas nas entrelinhas, às quais somente o leitor educado para a poesia consegue ter acesso. Para os demais, tudo na poesia são apenas “palavras, palavras, palavras”, para usar da famosa resposta de Hamlet a Polonius (Shakespeare, Hamlet, ato II, cena II), quando este perguntou o que aquele estava lendo.
Abs.,
TL

Anônimo disse...

Alex Fontes

Creio que o artifício da poesia não é um visor de raios-X para "enxergar poeticamente", mas sim uma camisa de força "voluntariamente vestida".

Portanto, homens feitos de letras, palavras e poesias tentam definir um espaço de atuação (o interior da camisa de força?), onde podem ser "livres", mas é como um invólucro.

Para que tudo isso? Perguntemos a uma criança que tem uma caixa de brinquedos. Qualquer um pode ver a caixa, percebê-la, interpretá-la. Mas só saberá o que tem dentro se estiver disposto a brincar junto com a criança. Creio que são isso(os feitos de poesia), eternas crianças querendo brincar.

Tassos Lycurgo disse...

Oi Alex,
De acordo com o que você disse, a poesia está para o adulto assim como a caixa de brinquedos está para a criança. Pensamento muito interessante este.
Abs.,
TL