quarta-feira, 23 de abril de 2008

Momento para Refletir: Existe Função Social na Arte?

As Artes Visuais podem submeter-se a ideologias e, assim, servirem de meios para provocação de mudanças na sociedade? Ou, do contrário, imagens como a acima exposta não podem ser consideradas arte e, uma das razões para tal, é que têm uma função social (no sentido de ser um instrumento de mudança do comportamento e da sociedade). Qual a sua opinião a respeito?

5 comentários:

Edson Lima disse...

A arte deve sim, ter compromisso ideológico. Deve, sempre que possível, provocar a reflexão. E se as grandes mudanças são frutos de reflexão, então, a arte deve ter responsabilidade social. Diante dessa obra, quem por mais anti-vegetariano que seja não se sente incomodado?

Edson Lima
200606239

Tassos Lycurgo disse...

Pois é, Edson, de fato a obra incomoda.

claudia maldonado disse...

A arte contribui com as mudanças sociais. Ela esta inserida nos movimentos e mudanças da sociedade porque é feita por ela e para ela.
A questão rotulada de função não se adequa ao que se propõe na prática do artista prioritariamente.
Seu papel é MOSTRAR com uma outra linguagem o que as palavras não conseguem. As vezes, complicam mais do que ajudam. Seu impacto vai além do seus olhos e, isto sim, pode gerar uma REAÇÃO.
Outra questão é que a arte enquanto ferramenta no processo de construção de um cartaz com fins comerciais implícitos pode prejudicar sugerir um entedimento equivocado da sua real existência.

Anônimo disse...

Muitas vezes acontece da arte ser objeto de reflexao e de mudanca de paradigma. Nem sempre, nem acho que seja imprescindivel. Lembra-me Picasso quando pintou os horrores da Revolução do Franco na Espanha em seu quadro Guernica, transformando-se em ícone do despotismo. Mas nem toda sua obra tem por finalidade denunciar alguma coisa, nem precisa.

Isis de Castro.
200610651

Anônimo disse...

Alex Fontes
200606140

Talvez não de um modo geral, mas as artes deveriam ser nem tanto submetidas a ideologias, mas propositalmente ideológicas. Concordo aqui novamente com todos os comentários anteriores (em um certo grau).

Deve-se haver "função" para a arte, caso contrário não seria nem a arte pela arte, mas pela total perda de tempo (a meu ver, claro).

Mas essa função nem sempre será a social/política/sei-lá-o-quê/transformadora.